Resenha: A Fera - Alex Flinn

Título: A Fera
Autor(a): Alex Flinn
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera. Alex Flinn adora contos de fada e fez suas duas filhas aguentarem dezenas de versões de A Bela e a Fera enquanto escrevia este livro... E aí perguntou a elas como uma fera agiria para encontrar uma garota em Nova York. É autora de outros cinco livros, vencedores de vários prêmios norte-americanos. Ela mora em Miami.
Kyle Kingsbury é loiro, alto e de olhos azuis, a imagem da perfeição. E também super esnobe, o pai dele lhe ensinou que a única coisa que importa é a beleza exterior e então ele é um riquinho que adora tirar sarro daqueles considerados “feios” e que não possuem fortuna igual ele. Bom, você já deve ter imaginado como ele é, o perfeito estereótipo do garoto rico e que acha que nada no mundo importa mais do que ser bonito.

Até que um dia ele decide aprontar com quem não devia... Ele tenta pregar uma peça em uma menina “feia”, só que acaba que ela é uma bruxa e o transforma em uma fera, isso mesmo, uma fera com pelos, presas e garras, o pacote completo haha e Kyle tem dois anos para quebrar o feitiço, e só poderá realizar tal façanha se apaixonando e fazendo essa pessoa amá-lo e então ter um beijo do amor verdadeiro. 

Ah, clichê ao extremo, bem do jeito que eu gosto. Com a grande onda de releituras dos contos de fadas, A Bela e a Fera não poderia ficar de fora e acabou até virando filme. Aliás, foi assim que eu tomei conhecimento do livro, então podemos dizer que ele é mais uma vítima do “assisti o filme e agora preciso, desesperadamente, do livro”.

A história é interessante e realmente conseguiu me prender... Todo o contexto da importância exagerada que damos a aparência e como isso afeta nossas vidas e o tipo de pessoas que nos tornamos dependendo do que valorizamos. A autora conseguiu inserir uma crítica sobre o comportamento de nossa sociedade e nos mostrou que na maioria das vezes a beleza importa sim, mas o que realmente precisamos é ter a chamada beleza interior. E nada melhor do que fazer o Kyle o exemplo vivo disso.

No início ele é detestável, por motivos óbvios. Mas, depois da sua transformação começa a perceber os erros que cometeu e se conforma em viver como uma fera para sempre, amargurado, pensando que poderia ter feito tudo diferente se não fosse uma pessoa tão cruel. Ele não é capaz de amar a si mesmo, então duvida muito que alguém também o faça, mas nesse contexto conhecemos Lindy que talvez esteja disposta em ver a beleza aonde não há... pelo menos no exterior!

É um livro curtinho e de rápida leitura, o ritmo da história é ótimo e você não vai conseguir largar até saber qual o destino de Kyle. Achei uma ótima releitura desse clássico, adaptado engenhosamente para o nosso tempo aonde os padrões de beleza extrapolam, cada vez mais, os limites. Além de nos entreter, nos faz repensar um monte de coisas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...