Resenha: O Enigma da borboleta - Kate Ellison



Título: O Enigma da Borboleta
Autor (a): Kate Ellison
Páginas: 312
Editora: Leya



Um suspense eletrizante onde qualquer movimento em falso pode ser fatal. Penélope Marin, ou simplesmente Lo, é uma adolescente um tanto incomum – ela sofre de transtorno obsessivo compulsivo, que ficou mais intenso depois da morte de seu irmão Oren. Além disso, Lo adora colecionar bibelôs, mesmo que tenha que roubá-los (Ela também tem traços de cleptomania). Num desses “resgates” – como ela mesma diz – Lo encontra uma bela borboleta, que pode ter colocado sua vida em perigo. Essa figura está ligada a um assassinato e Lo pode ser a única testemunha desse crime.

Primeiramente: Me apaixonei perdidamente por esse livro!

Lo, uma adolescente muito problemática, tem sua família completamente abalada e desestruturada após a morte de seu irmão Oren. O que só agrava os distúrbios de Lo. O pai nunca está em casa, sempre trabalhando e a mãe não sai do quarto dopada de remédios o dia todo.

Lo mora em LakewoodCleveland. Mas passa a frequentar um bairro perigoso e cheio de jovens perdidos chamado Neverland, principalmente em busca de objetos quaisquer que chamem sua atenção e que despertem nela o ímpeto de pegá-los, de tê-los para, em casa juntá-los à sua coleção, à qualquer custo.

A cleptomania de Lo a leva a frequentar mercados de pulgas, a pegar tudo o que acha, compra ou rouba. Mas em um dia em que está voltando de Neverland, Lo testemunha um assassinato, que quase acaba a matando também. Assustada e sem ter visto a vítima ou o assassino, ela descobre, no dia seguinte, que Sapphire, uma dançarina de um bar chamado Tens, foi morta com um tiro.

Ela quer saber mais sobre a vida de Sapphire (é uma necessidade gritante) e, em um mercado de pulgas, encontra dois objetos que foram de Sapphire: uma estatueta de borboleta e um colar com um pingente de cavalo.

Lo está agora mais determinada e obcecada do que nunca! Ela se sente ligada à Sapphire de alguma forma e, por ela, precisa descobrir quem fez isso e precisa descobrir mais sobre a vida de Sapphire. É uma sensação de chamado e necessidade impossível de ser ignorada. Lo está disposta a tudo e a ir até o fim. Mas essa curiosidade quase insana, a colocou em sério perigo.

Para ajudá-la e enfrentar os próprios problemas e o enigma que tem nas mãos, Lo conhece um garoto de rua, e artista excepcional, que mora em Neverland. Flynt, com seu gorro de orelhas de urso, dreadlocks e muito senso de humor é adorável e especial como Lo. São dois personagens únicos e excêntricos que se encaixam como duas peças de quebra-cabeça. Eles se tornam grandes amigos (e até mais), mas a vida de Flynt também envolve muitos mistérios e Lo já não sabe se vale a pena confiar nele.

Em meio a manias com números e aos tap tap tap, banana, Lo mergulha nos perigos da vida em Neverland, determinada, como uma heróina, a descobrir tudo, até o fim, ou até o seu fim.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a cleptomania de Lo (adoro esse nome) simplesmente a tornam uma personagem ainda mais cativante! Lo é singular, é única, inteligente, com manias agoniantes e indispensáveis para tornar o clima de suspense perfeito!

enigma em torno do qual gira a história, e que é a própria história, é realmente muito bem montado! Te faz simplesmente devorar cada página! É uma sensação de necessidade querer desvendar os mistérios junto com Lo!

Todos nascemos e morremos sozinhos. Li isso em algum lugar, em algum livro. [...]; pensando no universo aspirando esperança para nós, alma a alma, até ficarmos todos tão secos que morremos famintos, de uma só vez, e o céu leva nossos ossos e os esmigalha até virar adubo e começar tudo outra vez.
Pg. 35

Este livro, sem dúvidas, foi uma grande surpresa e marcou de forma maravilhosa a estréia de Kate Ellison.
É narrado em primeira pessoa, por Lo, e é super interessante acompanhar uma personagem com tais problemas, com seus rituais e regras próprias impossíveis de serem ignoradas, que pioram em alguns pontos do livro, tornando-o ainda mais intenso!

É interessante que, mesmo o desfecho do vilão e do final sendo um pouco óbvios, você vibra de emoção a cada página, torce, se emociona, enfim é uma leitura pra acompanhar com o coração acelerado! Kate Ellison é uma escritora estreante que soube fisgar o leitor e, ainda assim, surpreendê-lo!
Eu fiquei completamente envolvida pela trama e simplesmente não conseguia largar o livro!
Depende muito de gostos, mas este já entrou para a minha lista de favoritos!

Seis inaladas profundas. Nove tapinhas. Três bananas. De novo. De novo. De novo. Não sei qual é a expressão no rosto de Flynt neste momento, nem quero saber. E, neste momento, nem ligo; é o único jeito.
Pg. 124

Se você gosta de histórias envolventes e perigosas, com personagens excêntricos e marcantes, não deixe de ler O Enigma da borboleta.

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...