Resenha: Garotas De Vidro - Laurie Halse Anderson


Título: Garotas De Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
SKOOB

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 
Lia é uma jovem de 18 anos que sofre de anorexia. Ela já foi internada duas vezes, mas estava se recuperando, até que recebe a notícia de que sua (ex) melhor amiga, Cassie, foi encontrada morta num quarto de motel. Como se não bastasse, há também o fato de que Cassie tinha ligado 33 vezes para Lia pedindo por ajuda e ela não havia atendido nenhuma das ligações. A notícia da morte da amiga (que sofria de bulimia) mexe ainda mais com o psicológico já perturbado de Lia, fazendo-a ter alucinações e voltar a adotar métodos autodestrutivos para lidar com a dor. Ela se pergunta o que Cassie passou naquele quarto antes de falecer, e encontra Elijah, um funcionário do motel que pode ter as respostas...


Lia é uma personagem difícil de descrever. É como se houvessem duas garotas dentro dela: A que quer ser cada vez mais magra e a que quer ter uma vida normal e saudável. Ela tem uma visão distorcida de si própria e é totalmente paranoica em relação à comida, está pensando em seu peso – ou melhor, como perder peso – praticamente o tempo todo. Mal consigo definir como é angustiante e chocante acompanhar Lia com seus pensamentos perturbados e a definição do que ela sente: fome, frio, solidão... Eu sentia uma vontade imensa de entrar no livro e ajudá-la.

Um trecho do livro. Deu para entender quando eu digo é chocante?

Os pais de Lia são divorciados e ela mora com o pai, a madrasta e a meia-irmã Emma. O relacionamento dos pais entre si e o de Lia com sua mãe não é muito agradável, e isso também contribui para intensificar a doença.

Senti falta dum romance na trama, mas acho que a autora não quis envolver uma história de amor no livro pois isso poderia tirar um pouco o foco do que ela realmente quis transmitir ao leitor: o quanto os distúrbios alimentares são perigosos e devem ser levados a sério.

A escrita da autora é impecável, e é perceptível o conhecimento que ela tomou sobre distúrbios alimentares antes de escrever o livro. Por isso, é totalmente crível imaginar que existam várias garotas pensando exatamente como Lia no mundo, e isso nos deixa ainda mais inquietos durante a leitura. O problema apresentado é real!

A capa é belíssima, e tem tudo a ver com o enredo. A fonte usada é muito boa e os capítulos parecem números de uma balança, bem criativo.

Sendo assim, eu recomendo muitíssimo o livro. Mas deixo avisado que é sim uma história bem impactante e desperta vários pensamentos, que ficam martelando em nossa mente muito tempo depois que terminamos de ler. Se estiver disposto a isso, leia ;)

Classificação:

Um comentário:

  1. Oi. Vim aqui em busca de um spoiler sobre a morte de Cassie. Estou louca de curiosidade!!! Necessitoooo!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...